O MEI – Microempreendedor Individual é uma forma simplificada de se formalizar como empreendedor
Oferecendo benefícios e facilidades para quem deseja iniciar um negócio de forma legal e com menos burocracia.
Mas afinal, quais profissionais podem aderir ao MEI?
O MEI é destinado a profissionais autônomos que exercem atividades previstas na lista oficial de atividades permitidas para essa categoria. Essa lista conta com mais de 400 atividades econômicas, abrangendo uma ampla variedade de setores.
Dentre as profissões que podem aderir ao MEI, destacam-se:
- Cabeleireiros e manicures;
- Costureiras e fabricantes de roupas independentes;
- Artesãos;
- Carpinteiros e marceneiros;
- Encanadores;
- Eletricistas;
- Pedreiros;
- Pintores;
- Fotógrafos;
- Profissionais de TI, como desenvolvedores de software e web designers;
- Professores particulares;
- Vendedores de produtos online;
E muitos outros.
Essas são apenas algumas das atividades que podem se enquadrar como MEI.
É importante consultar a lista oficial de atividades disponibilizada pelo governo para verificar se a sua profissão está contemplada.
Além de ter uma atividade permitida para o MEI, é necessário atender a alguns critérios para se formalizar nessa modalidade. O faturamento anual do MEI não pode ultrapassar o limite estabelecido pelo governo, que é atualizado anualmente. Além disso, o empreendedor não pode ser sócio ou titular de outra empresa e deve exercer a atividade de forma individual.
Ao se tornar um MEI
O profissional passa a ter uma série de vantagens, como a possibilidade de emitir notas fiscais, acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade e invalidez, facilidade na abertura de contas bancárias e obtenção de crédito, além de estar em conformidade com a legislação.
Para se formalizar como MEI
o processo é simples e pode ser realizado de forma online. Basta acessar o Portal do Empreendedor, realizar o cadastro e obter o CNPJ. É importante também ficar atento às obrigações mensais, como o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que engloba os impostos e contribuições devidos.
Portanto, se você é um profissional autônomo e está buscando uma forma de legalizar o seu negócio, o MEI pode ser a opção ideal. Verifique se a sua atividade está contemplada, cumpra os requisitos necessários e aproveite as vantagens de ser um Microempreendedor Individual.