HomeBlogIPTUO que é IPTU? Um guia completo sobre o imposto

O que é IPTU? Um guia completo sobre o imposto

O que é IPTU? Um guia completo sobre este imposto

O que é IPTU? Um guia completo sobre este imposto

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um tributo municipal cobrado sobre propriedades urbanas, como terrenos, casas e apartamentos.

Neste guia completo, você encontrará todas as informações essenciais sobre o IPTU, desde o seu significado e cálculo até os benefícios da isenção fiscal.

O que é IPTU?

O IPTU é um imposto municipal cobrado sobre propriedades urbanas. Ele tem como objetivo arrecadar recursos para a manutenção e desenvolvimento dos municípios. O valor do IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel e na alíquota definida pela legislação municipal.

Como é calculado o valor do IPTU?

O valor do IPTU é calculado multiplicando-se o valor venal do imóvel pela alíquota estabelecida pela prefeitura. O valor venal é o valor de mercado estimado pela prefeitura para o imóvel. A alíquota pode variar de acordo com a localização e características do imóvel.

Quem deve pagar o IPTU?

O IPTU é de responsabilidade do proprietário do imóvel. Mesmo que o imóvel seja alugado, o proprietário é o responsável pelo pagamento do imposto. Caso haja mais de um proprietário, o IPTU pode ser dividido entre eles de acordo com a proporção da propriedade.

Benefícios da isenção fiscal no IPTU

Existem casos em que é possível obter a isenção do pagamento do IPTU. Imóveis utilizados como moradia e cujo valor venal esteja abaixo de um determinado limite estabelecido pela legislação municipal podem ser isentos do imposto. Essa isenção pode representar uma economia significativa para os contribuintes.

O IPTU é um imposto municipal cobrado sobre propriedades urbanas e tem como objetivo arrecadar recursos para os municípios. É calculado com base no valor venal do imóvel e na alíquota definida pela prefeitura. Além disso, existem mecanismos de isenção fiscal que podem beneficiar determinados contribuintes.

Esperamos que este guia completo tenha esclarecido suas dúvidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte do nosso time

R. Pres. Bernardes, 1883 – Centro, Cascavel – PR – 85801-180

Telefone: : (45) 3222-2290

Desenvolvido e alimentado por · Dgtalmente.7